Escutando Televisão em um Rádio FM

Este foi um e-mail que mandei para a lista da disciplina Princípios de Comunicação, ministrada pelo Professor Hélio Magalhães de Oliveira, que cursei na UFPE durante meu curso de Engenharia da Computação.

Gostei muito da matéria. Gostava de estudá-la mesmo. Então aí vai o motivo de conseguirmos escutar o canal 6 da TV nos Rádios FM que costumamos usar.




Oi pessoal!

Recentemente descobri um fato interessante relacionado a nossa disciplina de Princípios de Comunicação.

Acredito que muitos de vocês já devem ter reparado que é possível ouvir o canal 6 da TV no rádio. Até então, antes de cursar PCOM, eu imaginava que este canal havia construído por algum motivo uma estação transmissora de FM e transmitia sua programação tanto por TV, como por Rádio.

Então, após olhar com atenção as faixas usadas pelas estações comerciais FM e pelos canais de TV, percebi que a frequência 87,7MHz (que é a que nós escutamos o canal 6) estava fora da faixa reservada para estações de rádio comerciais (88MHz até 108MHz) e dentro da faixa reservada para transmissão do canal 6 (82MHz até 88MHz).

De fato, se você calcular a posição da portadora de som do canal 6, verá que ela se encaixa exatamente em 87,750MHz (subtraindo 250KHz de 88MHz, a extremidade direita do canal 6).

É interessante que o rádio comum é capaz de sintonizar numa região fora das reservadas para estações de rádio (87.5MHz até 88MHz). Eu suspeito que foi um "erro" de projeto intencional mesmo, para possibilitar a escuta do canal 6 de TV. Talvez haja outro motivo.

Independente disto, acho que podemos dizer que o canal 6 da TV possui uma certa vantagem sobre os demais canais, já que ele ganha "de graça" uma estação FM, sem realizar esforço algum.

É isso pessoal, não sei se muitos sabiam disso, achei interessante e resolvi compartilhar.

Abraços,
Rodolfo

Um comentário on "Escutando Televisão em um Rádio FM"

  1. Bom dia amigo. Eu tenho uma dúvida parecida. Às vezes ouvia áudio de emissoras pelo rádio e ficava curioso.

    ResponderExcluir