Acessando o OpenSUSE 11.4 através de SSH

Atenção: Esse passo-a-passo é apenas para tornar possível o acesso via SSH por máquinas na rede interna. Se sua máquina estiver por trás de um roteador, é necessário configurar o "port forward" para ser acessado pela rede externa também.

O OpenSUSE 11.4 já vem com o OpenSSH instalado. A única coisa que se tem a fazer é ativar o serviço e configurar o Firewall para permitir acesso pela porta 22.

Primeiro confirme se o serviço está ativado:
Vá em System > System > YaST.
Nessa janela, desca a barra de rolagem até o fim, e na seção System você terá um ícone de um ônibus espacial da NASA com o título "System Services (Runlevel)".



Aparecerá uma lista de serviços. Procure por sshd (SSH Daemon). Ele deve ter o valor "Yes" na coluna Enabled. Senão, sete para este valor, clicando no botão Enable.

Agora configure o Firewall indo no mesmo YaST, só que na seção "Security and Users". Lá terá o ícone de um muro com cadeado e o título "Firewall". Desligue o Firewall e teste se já é possível acessar sua máquina remotamente através do ssh. Se sim, o serviço está ativo. Só falta configurar o Firewall.

Vá na seção Allowed Services do OpenSUSE, no combobox "Service to Allow:" escolha Secure Shell Server e clique em Add. A tela ficará assim. Dê Next, depois Finish.


Agora deve ser possível acessar a sua máquina com o Firewall ligado.

Um comentário on "Acessando o OpenSUSE 11.4 através de SSH"