Ops! - Reciclando meu primeiro aplicativo Nokia para publicar na Loja Android

Hoje de madrugada terminei uma primeira versão do "Latão ou Latinha?" para Android. Então, só para aprender o processo de publicação, antes de melhorar a interface do aplicativo (tive umas ideias novas), resolvi pagar minha licença (US$25,00) e publicá-lo logo.

Aí vão algumas imagens dele rodando num celular emprestado:




Eis que resolvo buscar por algo parecido no Android Market e encontro:



Excelente o aplicativo. Design show de bola, tanto o título quanto a marca, e ainda tem um vídeo bem legal. Profissional mesmo. Ah, a empresa é daqui de Recife :)



Bom, no momento que vi, pensei "já era o meu app". Eu nunca tive uma grande expectativa em relação ao sucesso dele mesmo, era mais como um "Hello World" para eu aprender o básico do Android, mas eu queria que no mínimo fosse uma ideia nova.

Só que nem tudo está perdido. O aplicativo "Acertando NA LATA" tem um propósito bem específico: comparar cervejas. No entanto, o problema "comparar preços de produtos com volumes diferentes" existe para qualquer outro produto que possua volume: água, refrigerantes, azeite, detergente, água sanitária e por aí vai.

O desafio está em criar um aplicativo desse, com propósito geral (qualquer tipo de produto), mas que consiga um apelo comercial razoável, assim como um aplicativo relacionado a cerveja.

O apelo comercial de qualquer aplicativo relacionado a cerveja é bem alto. Em todo lugar existem vários apreciadores e fãs deste líquido/produto. Para muitas pessoas, qualquer coisa com "cerveja" em uma Loja de Apps já recebe uma atenção extra.

Uma funcionalidade que o "Acertando NA LATA" não tem é customizar os volumes. Provavelmente é para deixar a UI mais simples, mas isso implica na necessidade de a equipe sempre estar atualizando o aplicativo. A última atualização dele foi em 2011 e já há vários reviews pedindo para adicionar novos valores de volumes.



O meu app desde o início teve esse "plus". Ele dificulta um pouco a interação (você tem que ler o volume no produto e digitá-lo), mas acrescenta a possibilidade de torná-lo universal e comparar qualquer produto.

Bom, vou atrasar um pouco a publicação do meu primeiro app. Tentar dar uma recauchutada na apresentação e qualquer dia volto aqui com as novidades.

Atualização (07 de Outubro de 2012): Depois de mais de um mês postergando a publicação, decidi publicá-lo mesmo sem ter implementado as novidades que pretendia: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.rodolfoferraz.android.lataooulatinha

Nenhum comentário on "Ops! - Reciclando meu primeiro aplicativo Nokia para publicar na Loja Android"

Leave a Reply