Curso sobre Propriedade Intelectual


Iniciei um curso de 75h sobre Propriedade Intelectual, fruto de uma parceria entre o INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial e a OMPI - Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO, em inglês). É um curso oferecido à distância, em um site do WIPO (http://lms.wipo.int/index_pt.php), ensinado através de texto e áudio, dividido em 13 módulos. Também temos à nossa disposição um tutor, e um fórum para discutirmos os assuntos relacionados ao curso. Muito legal! O curso é gratuito, então se tiver interesse busque por DL 101P BR no Google e fique de olho nas próximas turmas. É bem provável que volte a ocorrer. Há informações nesta página aqui também, mas nunca se sabe até quando essas coisas ficam no ar:


   
Segundo o próprio site do curso, o objetivo é apresentar uma visão atualizada dos mecanismos de proteção das criações intelectuais, enfocando o arcabouço legal brasileiro e as atribuições do INPI.

E estes são os módulos oferecidos:

  1. GUIA DO CURSO
  2. INTRODUÇÃO À PROPRIEDADE INTELECTUAL
  3. DIREITOS AUTORAIS
  4. MARCAS
  5. INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS
  6. DESENHO INDUSTRIAL
  7. PATENTES
  8. TRATADOS INTERNACIONAIS
  9. CONCORRÊNCIA DESLEAL
  10. PROTEÇÃO DE NOVAS VARIEDADES DE PLANTAS
  11. INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA
  12. TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
  13. DEBATE E RESUMO
  14. EXAME FINAL
Vou tentar postar um pouco sobre o assunto, durante o curso. Assim fixo melhor os conceitos e divulgo a informação, já que embora seja um assunto relevante, a maioria das pessoas conhecem pouco ou se sentem inseguras.


--Atualização em 8 de Novembro de 2012:

Consegui terminar o curso! Corri nesta semana para estudar quase todos os módulos, mas consegui ser aprovado. A exigência é uma pontuação acima de 50% no Exame Final, e consegui 80%. Mesmo tendo sido aprovado, não fiquei 100% contente, pois ainda não me considero entendido no assunto. Não por culpa do curso, que tinha muito conteúdo a oferecer, mas por eu não ter me dedicado como gostaria. De qualquer forma, tendo respondido todos os testes de cada módulo e o teste final, sempre consultando os textos, me fez ter uma visão menos leiga sobre os vários aspectos das proteções de Propriedade Intelectual. O que já é alguma coisa.
Estou com 100/100 em todos os módulos porque você tem a chance de refazer estes testes. O único que você tem apenas uma chance é o Exame Final, que também é o único que conta como instrumento de avaliação.



Um comentário on "Curso sobre Propriedade Intelectual"